Neste artigo falaremos sobre como funciona e a importância do chip de dados no rastreamento veicular.

O chip de dados funciona como conexão entre o rastreador e o servidor, onde está instalada a plataforma de rastreamento . Ele transmite através da rede de telefonia móvel as informações e dados de telemetria, como velocidade, localização e etc, que são gerados pelo rastreador instalado no veículo.

Essa tecnologia que faz a comunicação entre os dois dispositivos eletrônicos (rastreador e Plataforma de Rastreamento) é chamada de M2M – “machine-to-machine” ou “máquina-a-máquina” em português.

Por se tratar de um sistema autônomo, com comunicação de equipamento para equipamento, o serviço que utiliza o chip M2M tem a vantagem de reduzir riscos de falhas humanas. Sendo eficiente e altamente seguro.

A vida útil do chips de dados é muito longa, porém, caso apresente defeito, que é muito raro, a empresa fornecedora dos chips fará a reposição sem nenhum custo para a empresa de rastreamento.

Como adquirir o chip de dados M2M?

Os chips M2M para rastreamento de veículos podem ser adquiridos diretamente das operadoras de telefonia celular (Vivo, TIM, Oi, Claro, etc), de distribuidores locais ou através da própria Ara Solution – que fornece os dispositivos com condições especiais para os seus licenciados.

Para efetuar a compra é muito fácil: os chips podem ser adquiridos em nome de pessoa física ou jurídica e tem o custo médio de R$9,90 a unidade, dependendo da operadora escolhida. Além disso, os chips são entregues em qualquer parte do Brasil em apenas 3 dias.
A cobrança dos chips de dados utilizados no rastreamento veicular é por sistema pós-pago, ou seja, você primeiro usa, depois paga. Evitando o risco de ter a transmissão de dados interrompida por falta de saldo.

Já a área de cobertura dos chips varia de operadora para operadora. Você poderá escolher os chips da operadora que melhor atende a sua região, embora a VIVO seja a que possui a melhor cobertura a nível nacional.

Se você quiser saber mais sobre a cobertura de cada operadora, consulte o site da ANATEL, assim poderá saber qual delas atendem melhor a sua cidade e a partir daí fazer a melhor escolha. Os Licenciados da Ara Solution contam com assessoria completa e gratuita na hora de adquirir os chips de dados e qualquer outro item necessário para a sua empresa de rastreamento.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o funcionamento do chip de dados ou como empreender nesse mercado? Visite nosso site e entenda como podemos trabalhar juntos!

Monte hoje sua empresa de rastreamento com a Ara Solution. Nós criamos com o negócio perfeito. Pronto para você!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *