O sonho de abrir o próprio negócio é um desejo de milhares de brasileiros, onde, grande parte prefere iniciar um negócio com uma marca que já está consolidada, podendo ser mais fácil de que começar um negócio do zero. Ao optar por abrir uma franquia, você conta com modelos de negócios teoricamente mais “seguros”, pois já foram previamente testados, e com isso são negócios mais maduros e com menor risco ao empreendedor. Porém, o sonho pode virar pesadelo quando não ficamos atentos a algumas peculiaridades desta modalidade de negócio.

Nosso objetivo nesse artigo e alertar possíveis empreendedores, seduzidos por promessas de retornos financeiros fora da realidade, e que são levados a investir o capital que muitas vezes é fruto de um trabalho da vida inteira. Por isso, pontuamos abaixo alguns itens que certamente não te falam quando você procura por uma franquia:

1. Alto investimento

Uma franquia é como qualquer outro negócio há o risco de se perder dinheiro. Mas mesmo que seja uma franquia barata, exige um considerável investimento de capital para começar e ainda mais para manter. Sendo um investimento que simplesmente não é uma realidade para muitas pessoas, ficando inviável correr esse risco.

2. Padronização

No sistema de franchising, a padronização da franquia é muito mais relevante que no licenciamento (ou licença de uso de marca). O franqueado é obrigado a seguir a risca todos os layouts de utilização da marca entre outras formatações definidas.

3. Taxa e Royalties

A partir da assinatura do contrato, o franqueado concorda em pagar mensalmente taxas e royalties que sejam suficientes para cobrir os custos com os treinamentos, as campanhas publicitárias e a utilização de equipamentos. Independente se teve faturamento suficiente ou não para isso.

4. Retorno sobre o investimento (ROI)

Dependendo do mercado de atuação, das condições adversas que ele pode passar em determinado momento e o alto investimento que foi realizado, o (ROI) retorno sobre o investimento geralmente é muito demorado (podendo levar até 3 anos) em comparação com outros modelos de negócio.

5. Cláusulas do Contrato

Importante ficar ciente de certas cláusulas no contrato de aquisição de franquia, como por exemplo:

Cláusula de raio: Delimita uma determinada área na qual tanto franqueados como ex-franqueados ficam proibidos de montar um negócio que siga o mesmo ramo de atuação da rede de franquia. Se sua franquia não de certo, você fica impedido de abrir outro negócio na sua região.

Cláusula de rescisão: Regula as hipóteses em que uma das partes rompe o contrato de franquia antes, depois ou mesmo ao término do prazo determinado de vigência do contrato. Com multas que leva o franqueado a entregar todo seu investimento feito, para que a franqueadora possa novamente vender a outro.

Ponto Comercial: Custo deixado de fora, quase nenhuma franquia inclui este valor para apresentar ao franqueado o investimento real e total que será feito.

Reforma e adaptação: Nem todas as franquias colocam esses valores próximos da realidade. Sempre é gasto mais com reformas e adaptação do imóvel, e isso prejudica o fluxo de caixa da nova franquia, que já começa muitas vezes com dificuldades de caixa.

Por essas e outras que recomendamos ler atentamente a COF – Circular de Oferta de Franquias e fazer uma análise de todos os itens.

6. Experiência

Mesmo sendo um negócio testado e validado, dependendo da complexidade do mercado de atuação é importante que o franqueado tenha alguma experiência ou contato anterior com o setor que pretende empreender.

Um negócio diferenciado

Na contramão da franquia, existe um modelo de negócio mais seguro que vem se tornando cada dia mais buscado por pessoas que deseja realizar o sonho de empreender com pouco dinheiro e gerar renda mais rapidamente em um dos mercados que mais cresce, mesmo em tempos de crise.

Ara Solution não é uma franquia, é um modelo de negócio inovador e consolidado que foi pensado para atender um mercado gigantesco de monitoramento de veículos através do rastreamento veicular, onde o licenciado não precisa ter nenhuma experiência para conduzir o negócio.

O investimento para esse modelo de negócio é de apenas R$990,00. Toda infraestrutura lógica é montada em até 07 dias. Cada licenciado pode inovar e adaptar o negócio da forma que ele bem entender, personalizando a plataforma de rastreamento, o site e todo o material de divulgação com a sua própria logomarca.

Conclusão

É nítido que ser licenciado Ara Solution tem diversos benefícios em relação à burocracia de abrir e manter uma franquia. mas mesmo com um modelo de negócio moderno e que atenda as necessidades do empreendedor a dedicação e o envolvimento são fundamentais para que ele se desenvolva e atinja os objetivos esperados.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como a Ara Solution pode lhe ajudar a montar um negócio próprio? Visite nosso site www.arasolution.com.br ou ligue para 11-42000806.

Monte sua empresa de rastreamento com a Ara Solution. Nós criamos o negócio perfeito. Pronto para você!


1 comentário

Quais as diferenças entre ser um Licenciado Ara Solution e um franqueado de outras empresas? – Blog Ara Solution · abril 19, 2021 às 11:44 am

[…] fator importante a ser considerado para quem opta em abrir uma franquia é a necessidade de um ponto comercial e ainda ter que seguir a identidade visual da Franqueadora. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *